fotos e videos da escola
tradutor
Pesquisar este blog
calendario
deixe aqui seu recado
Seguidores
hino dos estudantes
piadinha
faça sua busca por noticias
ser professor
villerson concursos
faça aqui suas pesquisas





![]() | Wikisource Documentos originais livres |


![]() | Wikimedia Commons Imagens, sons e vídeos |

Interesse geral

Filosofia · Matemática · Epistemologia

Arquitetura e urbanismo · Cinema · Dança · Escultura · Fotografia · Literatura · Música · Música Clássica · Pintura · Teatro

Artistas · Chefes de Estado · Cientistas · Escritores · Filósofos · Políticos · Religiosos

Astronomia · Biologia · Ciências da Terra · Eletrônica · Física · Informática · Meteorologia · Química

Antropologia · Arqueologia · Direito · Economia · Geografia · História · Linguística · Psicologia · Sociologia

Diplomacia · Eleições · Movimentos · Partidos · Políticos · Regimes políticos

Doenças · Drogas · Enfermagem · Farmácia · Medicina · Nutrição · Odontologia · Saúde sexual

Comportamento · Culinária · Cultura · Diversão · Esporte/desporto · Religião · Turismo
visite eu recomendo
Charges
pesquise aqui
ultimas noticias
artigos sobre sexualidade
Amizade Colorida
Androginia
Anorgasmia
Beijo na Boca
Cantadas
Como usar a camisinha feminina
Como usar a camisinha masculina
Dia Fértil
Educação Sexual
Exploração Sexual
Ficar
Fidelidade
O Mecanismo Biológico da Paixão
Orientação Sexual
Origem da Camisinha
Poliamor
Puberdade
Sexualidade feminina
Virgindade
Dica: Como estudar interpretação de textos?
segunda-feira, 1 de março de 2010
Como estudar interpretação de textos?
Autor desconhecido
A dificuldade na compreensão e interpretação de textos deve-se a
falta do habito da leitura. Desenvolva o habito da leitura. Estabeleça
uma meta de ler, pelo menos, um livro por mês. Leia o que você
mais gosta. Veja as dicas:
Dica 01: Não se assuste com o tamanho do texto.
Dica 02: Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral
do assunto principal. Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando
nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu
funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós
mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz
diferença.
Dica 03: Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa
a leitura, vá até o fim, ininterruptamente.
Dica 04: Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto
pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa.
É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as
questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas. A primeira leitura
deve ser do tipo informativa, isto é, você deverá buscar as palavras
mais importantes de cada parágrafo que constituem as palavras-chave
do texto em torno das quais as outras se organizam para dar
significação e produzirem sentido. Já na segunda leitura, do tipo
interpretativa, você deverá compreender, analisar e sintetizar as
informações do texto.
Dica 05: Ler o texto com perspicácia (observando os detalhes),
sutileza, malícia nas entrelinhas. Atenção ao que se pede. Às vezes,
a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você
deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes,
a questão está voltada à ideia geral do texto.
Dica 06: Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando
as palavras desconhecidas do texto.
Dica 07: Seja curioso, utilize um dicionário e encontre o
significado das palavras que você sublinhou no texto.
Dica 08: Voltar ao texto quantas vezes precisar.
Dica 09: Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as
do autor.
Dica 10: Partir o texto em pedaços (parágrafos ou partes)
para melhor compreensão.
Dica 11: Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte)
do texto correspondente.
Dica 12: Cuidado com os vocábulos: destoa, não, correta,
incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras
que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender
o que se perguntou e o que se pediu.
Dica 13: Quando duas alternativas lhe parecem corretas,
procurar a mais exata ou a mais completa.
Dica 14: Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procurar
um fundamento de lógica objetiva.
Dica 15: Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela
resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
Dica 16: Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras
denuncia a resposta.
Dica 17: Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas
pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
Dica 18: O autor defende ideias e você deve percebê-las.
Dica 19: Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito
são importantíssimos na interpretação do texto. Ex.:
Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na
realização do fato (= morte de "ele").
Ex. 2: Ele morreu faminto.
faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se
encontrava quando morreu.
Dica 20: Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da
leitura de textos, um bom exercício para ampliar seu conhecimento
léxico, é fazer palavras cruzadas.
Dica 21: Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.
Dica 22: Leia verdadeiramente. Somos um país de pouca
leitura. Veja o que diz a reportagem, a seguir, sobre os estudantes
brasileiros:
"Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)
revelam que, entre os 32 países submetidos ao exame para medir
a capacidade de leitura dos alunos, o Brasil é o pior da turma. A
julgar pelos resultados do Pisa, divulgados no dia 5 de dezembro,
em Brasília, os estudantes brasileiros pouco entendem do que lêem.
O Brasil ficou em último lugar, numa pesquisa que envolveu 32 países
e avaliou, sobretudo, a compreensão de textos. No Brasil, as provas
foram aplicadas em 4,8 mil alunos, da 7a série ao 2º ano do Ensino
Médio."
Fonte: http://www.seduc.ce.gov.br/cfe/artigo2.htm
Dica 23: Observe a mudança de posição de palavras ou de
expressões nas frases. Ex.:
A Certos alunos no Brasil não convivem com a falta de professores.
B Alunos certos no Brasil não convivem com a falta de professores.
C Os alunos determinados pediram ajuda aos professores.
D Determinados alunos pediram ajuda aos professores.
Explicações:
a) Certos alunos = qualquer aluno
b) Alunos certos = aluno correto
c) Alunos determinados = alunos decididos
d) Determinados alunos = qualquer aluno
Autor desconhecido
A dificuldade na compreensão e interpretação de textos deve-se a
falta do habito da leitura. Desenvolva o habito da leitura. Estabeleça
uma meta de ler, pelo menos, um livro por mês. Leia o que você
mais gosta. Veja as dicas:
Dica 01: Não se assuste com o tamanho do texto.
Dica 02: Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral
do assunto principal. Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando
nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu
funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós
mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz
diferença.
Dica 03: Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa
a leitura, vá até o fim, ininterruptamente.
Dica 04: Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto
pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa.
É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as
questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas. A primeira leitura
deve ser do tipo informativa, isto é, você deverá buscar as palavras
mais importantes de cada parágrafo que constituem as palavras-chave
do texto em torno das quais as outras se organizam para dar
significação e produzirem sentido. Já na segunda leitura, do tipo
interpretativa, você deverá compreender, analisar e sintetizar as
informações do texto.
Dica 05: Ler o texto com perspicácia (observando os detalhes),
sutileza, malícia nas entrelinhas. Atenção ao que se pede. Às vezes,
a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você
deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes,
a questão está voltada à ideia geral do texto.
Dica 06: Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando
as palavras desconhecidas do texto.
Dica 07: Seja curioso, utilize um dicionário e encontre o
significado das palavras que você sublinhou no texto.
Dica 08: Voltar ao texto quantas vezes precisar.
Dica 09: Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as
do autor.
Dica 10: Partir o texto em pedaços (parágrafos ou partes)
para melhor compreensão.
Dica 11: Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte)
do texto correspondente.
Dica 12: Cuidado com os vocábulos: destoa, não, correta,
incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras
que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender
o que se perguntou e o que se pediu.
Dica 13: Quando duas alternativas lhe parecem corretas,
procurar a mais exata ou a mais completa.
Dica 14: Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procurar
um fundamento de lógica objetiva.
Dica 15: Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela
resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
Dica 16: Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras
denuncia a resposta.
Dica 17: Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas
pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
Dica 18: O autor defende ideias e você deve percebê-las.
Dica 19: Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito
são importantíssimos na interpretação do texto. Ex.:
Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na
realização do fato (= morte de "ele").
Ex. 2: Ele morreu faminto.
faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se
encontrava quando morreu.
Dica 20: Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da
leitura de textos, um bom exercício para ampliar seu conhecimento
léxico, é fazer palavras cruzadas.
Dica 21: Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.
Dica 22: Leia verdadeiramente. Somos um país de pouca
leitura. Veja o que diz a reportagem, a seguir, sobre os estudantes
brasileiros:
"Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)
revelam que, entre os 32 países submetidos ao exame para medir
a capacidade de leitura dos alunos, o Brasil é o pior da turma. A
julgar pelos resultados do Pisa, divulgados no dia 5 de dezembro,
em Brasília, os estudantes brasileiros pouco entendem do que lêem.
O Brasil ficou em último lugar, numa pesquisa que envolveu 32 países
e avaliou, sobretudo, a compreensão de textos. No Brasil, as provas
foram aplicadas em 4,8 mil alunos, da 7a série ao 2º ano do Ensino
Médio."
Fonte: http://www.seduc.ce.gov.br/cfe/artigo2.htm
Dica 23: Observe a mudança de posição de palavras ou de
expressões nas frases. Ex.:
A Certos alunos no Brasil não convivem com a falta de professores.
B Alunos certos no Brasil não convivem com a falta de professores.
C Os alunos determinados pediram ajuda aos professores.
D Determinados alunos pediram ajuda aos professores.
Explicações:
a) Certos alunos = qualquer aluno
b) Alunos certos = aluno correto
c) Alunos determinados = alunos decididos
d) Determinados alunos = qualquer aluno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário